+7 dicas para aprender inglês sozinho

Aprender um novo idioma sozinho não é fácil, mas também não é impossível. Basta uma boa dose de disciplina e força de vontade.  E, claro, algumas dicas...

98 0
98 0
Quadro verde com escrito aprender inglês sozinho
+7 dicas para aprender inglês sozinho
Avalie esse post

Aprender um novo idioma sozinho não é fácil, mas também não é impossível. Basta uma boa dose de disciplina e força de vontade.  E, claro, algumas dicas sempre vêm bem a calhar, não é mesmo? Nós já listamos aqui no blog algumas dicas para aprender inglês sozinho.

Hoje vamos te dar + 7 dicas que vão te ajudar a manter seus estudos em foco, de forma muito simples e também divertida. 

Dica #1- Chega de filmes dublados

Além de as vozes dos atores não serem as originais, assistir filmes dublados acaba com uma das melhores oportunidades que você tem de praticar o idioma. Portanto, procure assistir os filmes com o áudio original em inglês e legendas em português. Dessa forma você terá mais oportunidades de estar em contato com o idioma e ir, aos poucos, assimilando novas palavras e expressões. E, caso você se sinta seguro o bastante, assista com as legendas em inglês também – ou “closed caption”. 

Dica #2 - Ouça músicas todos os dias

Uma outra forma de estar sempre em contato com o idioma é através das músicas. Ouvir músicas em inglês acompanhando a letra da canção ajuda a melhorar seu “listening” e pronúncia. Por isso, monte uma playlist com suas músicas favoritas e ouça sempre que possível.

Dica #3 - Celular e redes sociais sempre em inglês

Se você ainda não o fez, faça agora mesmo: altere o idioma de seu celular e de suas redes sociais para o inglês. Com isso, você irá aprender novas expressões e se adaptar a elas de modo natural. O começo pode ser chatinho, afinal, toda adaptação leva algum tempo, mas eu garanto que vai valer a pena!

Dica #4 - Uma pequena leitura por dia

Uma outra forma eficiente de praticar o idioma é através da leitura. Não precisa ser de cara um livro enorme, comece com leituras mais enxutas mas que te dêem prazer, por exemplo: uma notícia, o horóscopo, uma receita, uma tirinha, a previsão do tempo, entre outras. Você verá que, em pouco tempo, estará tão acostumado a ler em inglês que será natural partir para textos mais extensos. Nós listamos alguns livros aqui pra te indicar.

Dica #5 - Faça contato com outros estudantes

Hoje em dia é comum encontrarmos grupos de pessoas com os mesmos interesses nas redes sociais, não é mesmo? Há inúmeras pessoas que também estão estudando inglês e que gostariam de ter alguém com quem praticar e compartilhar aprendizados. Pesquise por grupos de "English learners" pelas redes e divirta-se conhecendo novas pessoas e aprendendo com elas.

Dica #6 - Seja curioso

Ouviu uma nova palavra naquela música que você adora? Pesquise seu significado e passe a utilizá-la sempre que possível. Quer saber como se diz “guardanapo”? A web está aí para isso! Não tenha preguiça e pare de utilizar seu professor de dicionário. Aprendemos de modo muito mais eficaz quando buscamos pelas respostas que queremos.

Dica #7 - Não tenha medo de errar

Não tem segredo, é praticando e errando que a gente aprende.  Quando somos crianças, falamos um monte de coisas erradas e somos corrigidos por nossos pais e professores, certo? No inglês é a mesma coisa. Se você evitar se comunicar por medo de errar, não irá aprender. Portanto, não tenha medo e solte a língua! E mantenha-se aberto a feedback e correções.

Pensando na dificuldade que é aprender Inglês sozinho ou ainda arrumar tempo para participar de aulas presenciais em uma escola de idiomas, elaboramos algumas dicas para você administrar seu tempo para aprender a língua.

Lembre-se sempre de que o mais importante de tudo é que haja constante prática do idioma. Portanto, procure ler, fazer exercícios, ouvir músicas e assistir filmes em inglês sempre que possível. Além disso, a prática de conversação também é fundamental. Bons estudos! 😉

In this article

Join the Conversation