Como aprender inglês sozinho com estas 7 dicas surpreendentes!

Muitas pessoas hoje em dia desejam aprender inglês, mas pela falta de tempo, condição financeira, ou qualquer outro motivo acabam desistindo desse sonho. Nesse post...

1636 1
1636 1
Como aprender inglês sozinho com estas 7 dicas surpreendentes!
Avalie esse post

Acesse e faça o cadastro

Muitas pessoas hoje em dia desejam aprender inglês, mas pela falta de tempo, condição financeira, ou qualquer outro motivo acabam desistindo desse sonho. Nesse post mostraremos a você como aprender inglês sozinho.

A vontade das pessoas em aprender uma nova língua como o inglês se deve pelas mais diversas razões.

Seja para fazer aquela viagem tão desejada para o exterior, ter acesso a livros estrangeiros, aumentar as chances de empregabilidade ou simplesmente para expandir os seus conhecimentos e interagir mais com outras pessoas, a realidade é que muita gente deseja ter o inglês como um segundo idioma.

Também não é para menos, pois este é uma das línguas mais faladas no mundo inteiro e ter o seu domínio é de fato uma grande vantagem.

Pensando nisso, listamos a seguir 7 dicas surpreendentes sobre como aprender inglês sozinho.

Com essas dicas você terá a chance de dominar um novo idioma de uma forma simples, prática e descomplicada. Confira a seguir!

Como aprender inglês sozinho: 7 dicas infalíveis

 

student in classroom during exam

Embora seja um pouco difícil no começo, mas assim como tudo na vida, aprender inglês também é algo que requer muito empenho e dedicação da sua parte.

Portanto, a primeira dica para você aprender inglês corretamente sem ter que frequentar um curso presencial é:

#Dica nº1: Esteja em contato constante com o inglês 

Young male couch listen headphones mobile phone at home

Caso você não tenha muito tempo para aprender inglês, é necessário criar um plano de estudo rigoroso.

Esse planejamento e o que vai incentivar você a ter um contato diário e intensivo com o idioma, pois do contrário dificilmente você vai conseguir aprender inglês sozinho.

Procure ler diariamente textos em inglês, ouça diálogos e lições na língua inglesa, assista a seriados em inglês sem legenda, enfim, aumente o seu contato com a língua para que o aprendizado ocorra de maneira fácil e natural.

#Dica nº2: Saiba escutar primeiro e falar depois

Não tem como aprender inglês sozinho se você não souber escutar primeiro o idioma para depois começar a pronuncia-lo.

Quando você era criança, para aprender a falar ou fazer algo, provavelmente teve que escutar as orientações dos seus pais repetidas vezes até de fato aprender. Com o inglês não é diferente!

Você precisa realizar o mesmo processo e passar a escutar mais e falar menos, pelo menos nessa fase inicial no qual você ainda está engatinhando na língua.

Portanto, nesse momento, é preciso dar preferência aos áudios acompanhados de textos para aprender como as palavras são pronunciadas. Ouça músicas em inglês acompanhadas das letras, veja filmes, sites em inglês, dentre outros.

Para aprender a falar inglês, é preciso já ter ouvido a língua várias vezes. Essa é uma regra muito importante e que você não deve esquecer!

#Dica nº3: Aprenda frases e não palavras

 quiet-read-1496189-640x480

É comum encontrar em vários cursos e também pela internet uma lista de palavras em inglês.

As vezes são nomes de animais, cores, as expressões mais comuns em inglês, enfim, são palavras aleatórias que não vão contribuir em nada no seu aprendizado.

Para saber como aprender inglês sozinho, é fundamental iniciar os estudos com frases completas e não apenas palavras soltas.

Aprender frases completas tem suas vantagens tais como:

  • Você aprende mais de uma palavra ao mesmo tempo;
  • Contextualizando as palavras você aprende mais rapidamente o sentido que elas apresentam;
  • Maior familiaridade com a estrutura dos textos em inglês.

Como pode notar, aprender frases ao invés de palavras é muito mais vantajoso para o seu aprendizado.

Por isso procure anotar e revisar todas as frases que você for aprendendo ao longo desse processo.

Com o passar do tempo você pode ir reunindo as frases meio que naturalmente e em pouco tempo estará falando inglês fluentemente. Não é surpreendente!

#Dica nº4: Aprenda inglês com prazer

Não tem como aprender inglês sozinho se você transforma essa tarefa em algo chato e cansativo.

Entenda que é possível aprender um novo idioma com prazer, ou seja, você pode incorporar esse aprendizado em algo que gosta de fazer.

Se você gosta de ir ao cinema, então dê preferência as sessões de filmes em inglês e sem legenda.

Agora se você não dispensa jogos e aplicativos, tente usar contas e aplicativos em inglês, pois eles podem lhe ajudar bastante no aprendizado dessa língua.

Um aprendizado que se desenvolva de forma desgastante e chata dificilmente agregará algo em sua vida. Por isso tente fazer desse momento uma experiência interessante e divertida para que aprenda o inglês com rapidez e eficiência.

#Dica nº5: Seja persistente 

Businessman standing in front of the entrance to the maze. Without the sign "Welcome" on the wall. Wide angle. Blueprint.

Geralmente quando se começa algo novo a empolgação e o ânimo são inevitáveis. O problema é que tudo isso tende a se perder com o tempo.

Por isso, no estudo de qualquer idioma, é importante que você tenha consciência de que os resultados virão a longo prazo e mensura-los é algo bastante difícil.

Por essa razão é que o planejamento citado na dica nº1 desse post é super importante nesse processo.

Determinar um tempo exato para o aprendizado é difícil, pois vários fatores acabam influenciando ao longo dessa jornada, no entanto é possível afirmar com toda certeza que ninguém consegue aprender uma nova língua em apenas um mês.

Além disso, é preciso respeitar as diferenças pessoais, afinal de contas ninguém aprende as coisas da mesma forma e no mesmo tempo não é verdade?

#Dica nº6: Não tenha vergonha de falar em público

Geralmente é normal as pessoas terem vergonha de falar inglês na frente das outras pessoas.

Seja por medo de travar, de não conseguir se expressar bem, de cometer erros, enfim, nessa hora tudo gera nervosismo e estresse.

A vergonha acaba se tornando um obstáculo que impede as pessoas de pronunciarem o inglês de maneira fluente.

Mas se você quer realmente saber como aprender inglês sozinho, a solução é praticar mesmo assim, pois dessa forma você vai superar a vergonha e alcançar a fluência tão desejada na língua inglesa.

Se você achar que não consegue falar em inglês na frente de estranhos, então procure um amigo ou parente que seja próximo a você para começar a colocar em prática tudo que aprendeu na teoria.

Uma outra forma de colocar em prática o seu aprendizado é conversar com pessoas por meio de chat por voz, pois nesse caso você não se expõe muito e ainda tem a chance de aumentar a sua fluência nesse idioma.

Entenda que na fase inicial do aprendizado, todo mundo comete erros, seja em menor ou maior grau. Mas o importante é você aprender com os seus erros e tentar acerta da próxima vez.

Lembre-se que a prática leva a perfeição e se quiser aprender a falar inglês vai ter que se expor em algum momento.

#Dica nº7: Fazer um curso online também ajuda

 woman-using-computer-1241717-639x424

Se você deseja saber como aprender inglês sozinho por não ter tempo de frequentar cursos presenciais, então porque não fazer um curso online.

Hoje em dia existem diversos cursos online que oferecem os recursos necessários para você aprender inglês e ter o domínio desse idioma sem precisar sair de casa.

Por isso fazer um curso online de inglês é uma opção dinâmica e interativa para você aprender inglês em poucos meses.

Esse é sem dúvida alguma uma das dicas que funciona e vale a pena, principalmente se você tiver uma vida muito corrida ou então não conta com dinheiro suficiente para custear um curso presencial.

Portanto, se você seguir estas 7 dicas surpreendentes você não só saberá como aprender inglês sozinho como também em poucos meses já estará falando fluentemente esse idioma, afinal de contas com persistência, dedicação e as dicas certas tudo é possível.

Faça o teste de idioma online
In this article

Join the Conversation

1 comment

  1.    Responder

    […] Aprender um novo idioma sozinho não é fácil, mas também não é impossível. Basta uma boa dose de disciplina e força de vontade.  E, claro, algumas dicas sempre vêm bem a calhar, não é mesmo? Nós já listamos aqui no blog algumas dicas para aprender inglês sozinho. […]