Intercâmbio online de idiomas

O intercâmbio de idiomas baseia-se na comunicação entre duas pessoas que possuem idiomas nativos diferentes e que desejam aprender o idioma do seu respectivo parceiro. A partir...

83 0
83 0
Intercâmbio online de idiomas
Avalie esse post

Faça o teste de idioma online

O intercâmbio de idiomas baseia-se na comunicação entre duas pessoas que possuem idiomas nativos diferentes e que desejam aprender o idioma do seu respectivo parceiro. A partir desta premissa, ambos trocam conhecimentos sobre sua língua e cultura, ajudando-se mutuamente no aprendizado.

Os benefícios deste tipo de intercâmbios foram estudados e comprovados em diversas pesquisas, sendo aplicado de forma rotineira e natural em países em países bilíngues ou trilíngues como Suíça e Bélgica. Durante a prática, o parceiro que está aprendendo o idioma normalmente recebe um feedback do seu parceiro nativo, fazendo assim correções no vocabulário, estrutura e no conteúdo da mensagem até que o nível de entendimento desejado seja atingido. Esta interação entre as partes facilita a aquisição do idioma estudado uma vez que conecta as partes do cérebro envolvidas no aprendizado de maneira prática, orgânica e funcional.

Embora altamente benéfico, até alguns anos este tipo de prática era limitado a viagens internacionais, intercâmbios ou situações ocasionais. Contudo, o atual avanço da tecnologia tornou o intercâmbio de idiomas acessível à maioria dos estudantes. Dezenas de aplicativos com esta finalidade estão disponíveis para os diferentes smartphones. Entre eles está o Tandem, uma comunidade global voltada à pratica de idiomas que conta com mais de 1 milhão de membros ao redor do mundo. Esta plataforma permite que o usuário interaja virtualmente com nativos em dezenas de línguas através de mensagens de texto e chamadas de áudio ou vídeo, tudo pelo próprio aplicativo e sem a necessidade de outras ferramentas como telefone ou Skype. Outro aplicativo com função semelhante é o Speaky. Há também diversos sites que funcionam como pontos focais aqueles que desejam praticar uma língua estrangeira, como o mylanguageexchange.com e o conversationexchange.com. Ou seja, é possível ter, sem nem mesmo sair de casa, todos os benefícios que uma conversa com um interlocutor nativo pode gerar.

Vale lembrar que, como em todo ambiente virtual, deve-se proceder com cautela ao enviar informações e dados pessoais pela internet.

By Sandra Santos

Faça seu teste idioma online
In this article

Join the Conversation