Matemática em espanhol: olha só o que aconteceu

Um exercício que pedia a redação com algarismos de uma lista de números escritos por extenso fez a palavra 'seguinte' virar a polêmica do dia entre usuários...

111 0
111 0
Exercício de matemática em espanhol
Matemática em espanhol: olha só o que aconteceu
Avalie esse post

Um exercício que pedia a redação com algarismos de uma lista de números escritos por extenso fez a palavra 'seguinte' virar a polêmica do dia entre usuários do Twitter da Espanha.

No tuíte, Ignácio Bárcena, pai do garotinho, corrobora o raciocínio do filho de que a pergunta pedia que fosse redigido, usando números, os números seguintes aos que estão na lista do enunciado, e não dos próprios números já escritos por extenso. O professor, por sua vez, anulou o exercício. Também disse que esse raciocínio não era o adequado para resolver essa questão.

Entendendo o que aconteceu

Bárcena publicou o seguinte em seu perfil no Twitter, junto à foto:

"Aqui vai um exercício de matemática do meu filho (7 anos). Eu acho que quem não entendeu bem foi o professor."

Veja abaixo a tradução do enunciado da pergunta com as respostas do pequeno:

Escreva com algarismo os seguintes números:
Dez: 11
Noventa e oito: 99
Oitenta e um: 82
Sessenta e seis: 67
Trinta: 31

Essa publicação recebeu mais de 32 mil retuítes em 24 horas. Alguns deles convocando, até mesmo a Real Academia Española (RAE), autoridade máxima do governo da Espanha quando o assunto é língua espanhola. Na manhã desta quarta-feira, a RAE interveio com o diagnóstico oficial: "Tal como está redigido o exercício, a interpretação natural é que se escrevam em algarismo os números que são citados à continuação."

As pessoas que defenderam a resposta do garoto não gostaram muito do fato de a RAE ter tomado o partido do professor. Muitos também defenderam que essa interpretação é "natural" apenas nos adultos.

Independentemente do idioma, algumas palavras podem empregar interpretações diferentes a uma mesma frase. O Espanhol é a terceira língua mais usada na Internet e, devido a isso, aqui no nosso blog também tem várias dicas da língua espanhola pra te ajudar a continuar e, também, aprimorar os seus estudos.

E você, o que achou dessa situação? Compartilha com a gente!

 

Link original da notícia: G1 Educação.

In this article

Join the Conversation