Modal Verbs Exemplos e Exercícios: O que são e quais suas características principais

Já parou para pensar que os modal verbs ou verbos modais, basicamente, só apresentam dois significados? Com base...

2068 1
2068 1
Modal Verbs Exemplos e Exercícios: O que são e quais suas características principais
Avalie esse post

Faça o teste de idioma online


Já parou para pensar que os modal verbs ou verbos modais, basicamente, só apresentam dois significados? Com base nessa descoberta é fácil imaginar então que o aprendizado desses verbos deve ser simples, correto? Errado!

Mesmo simples, eles podem ser um pouco confusos, mas não se preocupe, pois nós vamos explicar o que são modal verbs, quais as características de cada um e daremos exemplos. Confira!

O que são modal verbs

Eles são uma espécie de verbo auxiliar que podem se usados em uma frase para dar suporte aos verbos principais de uma sentença.

A maior característica de um modal verb é possuir uma carga semântica, ou seja, ao contrário dos outros verbos auxiliares, ele tem o poder de complementar e até alterar totalmente o sentido dos verbos principais.

Existem nove verbos modais, e você vai conhecer cada um deles mais adiante. Eles expressam ideias de pedido, dever, permissão, capacidade, possiblidade e etc. A seguir vamos ver cada um deles com exemplos.

  • Can

O principal sentido desse verbo é a possibilidade. Ele é utilizado para dizer que algo é possível, se existe permissão ou se uma pessoa é capaz de fazer algo. Além disso, ele também é indicativo de pedido, se posso ou não fazer alguma coisa. Para usá-lo em uma frase afirmativa usamos a seguinte estrutura:

Sujeito + can + verbo principal + complemento

Já para uma sentença negativa é acrescentado o termo can’t/cannot. Para fazer uma pergunta, basta inverter a ordem, colocando o termo “can” na frente do sujeito.

  • Could

Esse é um dos modal verbs utilizado para falar de possibilidades no presente ou no futuro, probabilidades irreais, para fazer sugestões ou até pedidos formais, utilizado como passado do verbo can. Para usá-lo em uma frase afirmativa usamos a seguinte estrutura:

 Sujeito + could + verbo principal + complemento

Já para uma sentença negativa é acrescentado o termo couldn’t. Para fazer uma pergunta, basta inverter a ordem, colocando o termo “could” na frente do sujeito.

  • May

O may é usado para falar de possibilidade ou probabilidades distantes, fazer algum pedido ou permissão que seja muito formal. Para usá-lo em uma frase afirmativa usamos a seguinte estrutura:

 Sujeito + may + verbo principal + complemento

Já para uma sentença negativa é acrescentado o termo may not. Para fazer uma pergunta, basta inverter a ordem, colocando o termo “may” na frente do sujeito.

  • Might

Assim como o may, o might também é um dos modal verbs utilizado para falar de possibilidades ou probalidades remotas, ele também pode ser usado como o passado de may. Diferentemente do outros, ele só possui duas estruturas:

Afirmativa – Sujeito + might + verbo principal + complemento

Negativa – Sujeito + might + not + verbo principal + complemento

  • Must

Já o must tem sentido de obrigação e pode ser usado com diferentes intensidades, fazer convites educados ou até deduções. Para usá-lo em uma frase afirmativa usamos a seguinte estrutura:

 Sujeito + must + verbo principal + complemento

Já para uma sentença negativa é acrescentado o termo must not. Para fazer uma pergunta, basta inverter a ordem, colocando o termo “must” na frente do sujeito.

  • Shall

Para falar de intenções futuras, ofertas e até conselhos você deve usar o shall. Para usá-lo em uma frase afirmativa usamos a seguinte estrutura:

 Sujeito + shall + verbo principal + complemento

Já para uma sentença negativa é acrescentado o termo shall not. Para fazer uma pergunta, basta inverter a ordem, colocando o termo “shall” na frente do sujeito.

  • Should

O should é um dos modal verbs usado para falar de coisas que são possíveis e prováveis. Ele também é utilizado para dar conselhos, sugestões e, principalmente, para falar sobre coisas desejáveis. Para usá-lo em uma frase afirmativa usamos a seguinte estrutura:

 Sujeito + should + verbo principal + complemento

Já para uma sentença negativa é acrescentado o termo should not. Para fazer uma pergunta, basta inverter a ordem, colocando o termo “should” na frente do sujeito.

  • Will

Já o will é usado para falar sobre ações do futuro, previsões, pedidos e até convites. Para usá-lo em uma frase afirmativa usamos a seguinte estrutura:

 Sujeito + will + verbo principal + complemento

Já para uma sentença negativa é acrescentado o termo will not. Para fazer uma pergunta, basta inverter a ordem, colocando o termo “will” na frente do sujeito.

  • Would

Para falar de probabilidades, hipóteses e fazer pedidos que sejam mais formais do que quando utilizamos o will, o would deve ser usado. Para usá-lo em uma frase afirmativa usamos a seguinte estrutura:

 Sujeito + would + verbo principal + complemento

Já para uma sentença negativa é acrescentado o termo would not. Para fazer uma pergunta, basta inverter a ordem, colocando o termo “would” na frente do sujeito. E então, aprendeu como usar os modal verbs? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco suas dúvidas sobre o assunto.

Veja uma tabela com exercícios de modal verbs:

Veja o PDF com as respostas do exercício acima nesse link 

Faça seu teste idioma online
In this article

Join the Conversation

1 comment

  1.    Responder

    gostei da pag e inclusive a mina que manda a msg assim que nois entra mega simpatica xonei<3