O que significa “out of the blue” ?

  “Out of the blue” é uma expressão informal do inglês, à qual chamamos de “idiom”, que é bastante utilizada e que se trata de

145 0
145 0
Acesse e faça o cadastro

 

Out of the blue” é uma expressão informal do inglês, à qual chamamos de “idiom”, que é bastante utilizada e que se trata de algo que surgiu e/ou aconteceu inesperadamente, de repente. Em português, a expressão equivalente seria “do nada”.

Ao buscar a origem desta expressão na web e nos dicionários mais conhecidos, há relatos de que ela teria surgido a partir do fato de que um avião, quando cai, é sempre um evento inesperado e ele vem “do céu azul” – “out of the blue sky”. E foi assim que esta expressão ficou conhecida.

Veja alguns exemplos em contexto:

  • He called me yesterday out of the blue. / Ele me ligou ontem do absoluto nada.
  • I was walking on the street when, out of the blue, I saw her. / Eu estava caminhando pela rua quando, do nada, eu a vi.
  • She asked me out, completely out of the blue. / Ela me convidou para sair, do absoluto nada.

Portanto, ao utilizarmos esta expressão, deixamos claro o nosso estado de surpresa e de não estar esperando por algo. Contudo, “out of the blue” deve ser utilizada somente em contextos informais; já nos contextos mais formais, podemos optar pela utilização da expressão “unexpectedly” (inesperadamente) ou “suddenly” (de repente), que não soam tão drásticas.

Sendo assim, hoje você aprendeu mais uma expressão super interessante e muito utilizada no inglês. Para que possa memorizar e sempre praticar o idioma, sugiro que você mantenha um caderninho aonde possa anotar novas palavras e expressões e que possa consultar a qualquer momento.

Lembre-se de que, a fim de tirar maior vantagem do que você aprende, é muito importante que haja constante prática do idioma. Portanto, procure ler, fazer exercícios, ouvir músicas e assistir filmes em inglês sempre que possível. Além disso, a prática de conversação também é fundamental.

Minha dica para que você possa praticar a expressão “out of the blue” é cantar no karaokê a música do Elton John, “Someday out of the blue”. Portanto, segue o link do vídeo para que você possa conhecer a letra (caso ainda não a conheça).

Bons estudos and have fun!

Faça o teste de idioma online
In this article

Join the Conversation