Outubro Rosa: como e quando chegou ao Brasil

  O Outubro Rosa é um movimento que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. Esse movimento teve...

80 0
80 0
outubro rosa/ pink october
Outubro Rosa: como e quando chegou ao Brasil
Avalie esse post

O Outubro Rosa é um movimento que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama.

Esse movimento teve início nos Estados Unidos. Eram realizadas ações isoladas de combate e prevenção ao câncer de mama sempre no mês de Outubro.

Algum tempo depois o Congresso Americano oficializou o mês de Outubro como o mês nacional (americano) de prevenção.

A primeira vez que o laço cor de rosa foi lançado aconteceu no ano de 1990, em Nova York. A iniciativa veio da Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura. Desde então, esse evento com o laço é promovido anualmente na cidade.

No Brasil, a primeira referência ao Outubro Rosa foi uma iluminação na cor rosa no monumento Obelisco do Parque Ibirapuera em São Paulo-SP, em 2002.

Essa iniciativa brasileira veio de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama.


outubro rosa em salvador, brasília, rio de janeiro e curitiba
O Outubro Rosa nas cidades de Salvador-BA, Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ e Curitiba-PR.


Dessa data em diante, sempre durante todo o mês de Outubro, várias entidades públicas e privadas do Brasil todo iluminam suas construções e monumentos.

É uma maneira de conscientizar e incentivar a prevenção e tratamento precoce do câncer de mama.

Para conhecer mais sobre a história do Outubro Rosa no Brasil, acesse o site do Instituto Neo Mama e também o site do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Internacionalmente existe a Pink October que também é uma instituição importante na prevenção e luta contra o câncer de mama.

In this article

Join the Conversation