Sabe a diferença entre emoji e emoticon? Ou nem conhecia os termos? Aqui a gente explica :-D!

Um dos códigos para a comunicação mais usados hoje em dia são as famosas “carinhas”, presentes nos diversos serviços de mensagem instantânea e mídias sociais hoje em...

734 0
734 0
Acesse e faça o cadastro

Um dos códigos para a comunicação mais usados hoje em dia são as famosas “carinhas”, presentes nos diversos serviços de mensagem instantânea e mídias sociais hoje em dia. Muita gente, porém, não conhece a diferença entre os termos “emoticon” ou “emoji”. Será que eles são a mesma coisa? B-)

O termo “emoticon” deriva da junção das palavras em inglês “emotion+icon” (emoção+ícone). Seu primeiro uso documentado foi pelo professor Scott Fahlman, em Setembro de 1982, em fóruns on-line para distinguir quando uma mensagem tivesse que ser levada à sério 🙁 ou como brincadeira 🙂. Entretanto, com a disseminação da prática e globalização dos serviços de mensagem on-line, mais “carinhas” e expressões foram tomando forma. Segue uma breve lista e seus significados mais aceitos – em português, inglês, e espanhol:

:.). – Feliz/Happy/Feliz
:.(. – Triste/Sad/Triste
:O – Surpresa/Shock/Sorpresa
8-.) – Estiloso/Cool/Chévere
:* – Beijinho/Kiss/Besito
;.) – Piscadinha/Wink/Guiño

Já os “emoji” são uma espécie de “emoticon 2.0”. O termo deriva do japonês “e+moji” (figura+caractere); ou seja, um pictograma/imagem que representa uma ideia/conceito. São usados como os “emoticon”, porém existem em maior quantidade, já que podem representar objetos, estações do ano, animais, e uma variada gama de ideias.

Tanto podem ser usados para expressar frases e ideias complexas que separamos aqui títulos de filmes só usando emojis. Vocês conseguem descobrir quais são? Se sim, deixem nos comentários!

by Vinícius Tavares

Faça o teste de idioma online
In this article

Join the Conversation