Sabe a diferença entre emoji e emoticon? Ou nem conhecia os termos? Aqui a gente explica :-D!

Um dos códigos para a comunicação mais usados hoje em dia são as famosas “carinhas”, presentes nos diversos serviços de mensagem instantânea e mídias sociais hoje em...

142 0
142 0
Faça o teste de idioma online

Um dos códigos para a comunicação mais usados hoje em dia são as famosas “carinhas”, presentes nos diversos serviços de mensagem instantânea e mídias sociais hoje em dia. Muita gente, porém, não conhece a diferença entre os termos “emoticon” ou “emoji”. Será que eles são a mesma coisa? B-)

O termo “emoticon” deriva da junção das palavras em inglês “emotion+icon” (emoção+ícone). Seu primeiro uso documentado foi pelo professor Scott Fahlman, em Setembro de 1982, em fóruns on-line para distinguir quando uma mensagem tivesse que ser levada à sério 🙁 ou como brincadeira 🙂. Entretanto, com a disseminação da prática e globalização dos serviços de mensagem on-line, mais “carinhas” e expressões foram tomando forma. Segue uma breve lista e seus significados mais aceitos – em português, inglês, e espanhol:

:.). – Feliz/Happy/Feliz
:.(. – Triste/Sad/Triste
:O – Surpresa/Shock/Sorpresa
8-.) – Estiloso/Cool/Chévere
:* – Beijinho/Kiss/Besito
;.) – Piscadinha/Wink/Guiño

Já os “emoji” são uma espécie de “emoticon 2.0”. O termo deriva do japonês “e+moji” (figura+caractere); ou seja, um pictograma/imagem que representa uma ideia/conceito. São usados como os “emoticon”, porém existem em maior quantidade, já que podem representar objetos, estações do ano, animais, e uma variada gama de ideias.

Tanto podem ser usados para expressar frases e ideias complexas que separamos aqui títulos de filmes só usando emojis. Vocês conseguem descobrir quais são? Se sim, deixem nos comentários!

by Vinícius Tavares

Faça seu teste idioma online
In this article

Join the Conversation