Conheça 6 benefícios inusitados de aprender um novo idioma! - Seven Tatuapé

Conheça 6 benefícios inusitados de aprender um novo idioma!

Conheça 6 benefícios inusitados de aprender um novo idioma!
Avalie esse post

Saber falar um segundo idioma — principalmente o inglês — é essencial para conseguir aquela vaga dos sonhos, subir na carreira ou se comunicar durante viagens internacionais.

Mas existem inúmeros outros benefícios de se aprender uma nova língua, e alguns deles você pode conferir no post que preparamos. Ficou curioso? Então conheça os 6 benefícios inusitados de aprender um novo idioma:

1. Aumenta as oportunidades de trabalho e estudos

Já pensou perder para seu colega de trabalho aquela viagem de negócios para a matriz da sua empresa, por ele saber inglês e você não? Ou ter que abrir mão de uma bolsa de estudos em outro país por não ter o nível de inglês que estão pedindo? Essas são algumas das oportunidades que muitos perdem por não falar inglês. Aprendendo o idioma, muitas portas irão se abrir para você.

2. Amplia as possibilidades para fontes de pesquisa

É na faculdade que nos damos conta da imensidão de conteúdo em inglês à disposição na internet. A maioria dos artigos científicos está disponível apenas na língua inglesa. Por isso entender o idioma amplia as fontes de pesquisa, e não apenas para trabalhos acadêmicos, mas para manter-se atualizado sobre o que rola no mundo.

Sabendo inglês você pode ter acesso às matérias de jornais estrangeiros, assistir uma entrevista com seu artista favorito que ainda não foi traduzida e ter à disposição muitos conteúdos que não estão disponíveis em português.

3. Faz bem para saúde mental

Estudos indicam que pessoas que falam mais de um idioma têm menos chances de desenvolver problemas cognitivos, como o Alzheimer. Isso porque aprender um idioma auxilia no desenvolvimento da memória. Além disso, falar mais de uma língua nos ajuda a desenvolver a capacidade de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, já que o cérebro está adaptado a revezar entre duas formas de estruturas linguísticas.

4. Expande seus horizontes

Já ouviu aquela frase que para aprender um novo idioma a gente precisa pensar como os nativos? Pois faz todo sentido. Quando aprendemos um idioma, mais importante do que traduzir, é preciso compreender o contexto de uma frase. Isso faz com a gente tenha que entender a maneira como eles pensam e exercitar a prática de se colocar no lugar do outro. O que é ótimo para conhecer melhor outras culturas e novas formas de pensar.

5. Enriquece as viagens

Claro que não é preciso saber o idioma de todos os países que for visitar para ter uma boa viagem. Mas você verá que viajar para um país sabendo a língua do destino enriquecerá muito mais a sua viagem.

Possibilita fugir um pouco dos roteiros tradicionais, já que você fica mais confiante para se aventurar em locais que geralmente só os habitantes frequentam. E ainda tem a oportunidade de se comunicar com eles, conhecendo mais o estilo de vida do local.

6. Facilita o aprendizado de um novo idioma

Fica mais fácil aprender um terceiro idioma quando se é bilíngue. Isso porque você já sabe quais são as estratégias de aprendizagem que deram certo para você, podendo colocá-las em prática logo quando começa a estudar a sua terceira língua. E, como já mencionamos em um dos pontos anteriores, também porque o seu cérebro já estará acostumado a pensar em mais de uma estrutura linguística.

Ou seja, aprender um novo idioma faz bem não apenas para sua carreira, mas também para seu cérebro, sua bagagem cultural e experiência pessoal!

Se você gostou das dicas do post, acompanhe nossos perfis nas redes sociais — Facebook e LinkedIn — para ficar por dentro sobre mais assuntos do tema!

In this article

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Garanta já a sua vaga

Preencha o formulário e assista a 2 SEMANAS de aulas grátis na Seven Tatuapé.

Unidade Nome da unidade