Quantas das 7 Inteligências propostas por Gardner você possui?

Aprender um novo idioma não é uma tarefa fácil, ainda mais quando já somos adultos e precisamos nos basear no nosso idioma nativo para memorizar....

1199 0
1199 0
Teste de idiomas
Faça 2 Semanas de Aulas Grátis na Seven Idiomas

Aprender um novo idioma não é uma tarefa fácil, ainda mais quando já somos adultos e precisamos nos basear no nosso idioma nativo para memorizar. Porém, um cientista estadunidense desenvolveu uma metodologia 

Caso você ainda não seja um aluno da Seven, nos acompanhe nesse artigo para conhecer melhor a escola e saber sobre a nossa metodologia, vamos lá? 

Howard Gardner


Antes de começar a falar sobre as 7 inteligências, vamos falar um pouco sobre o dono da teoria. 
Gardner é um cientista estadunidense formado em psicologia e neurologia por Harvard que mostrou interesse em estudar formas de aprendizado, pois antes só havia um padrão de medida de inteligência, o já conhecido teste de QI. Então, causou um forte impacto na área educacional em 1980 com a sua teoria das inteligências múltiplas. Mas como ela foi desenvolvida?

Para desenvolver sua teoria, Gardner se baseou no cientista Robert Sternberg, que estudou as variações dos conceitos de inteligência em diferentes culturas e, dessa forma, Howard Gardner chegou a conclusão de que possuímos 7 inteligências.

Howard Gardner acredita que devemos individualizar a educação. Sendo assim, ao invés de ensinar a mesma coisa da mesma forma para todos, devemos aprender sobre cada aluno e tentar ensinar o aluno de formas que façam sentido da forma como ele pensa.

Veja o vídeo do canal Fronteiras do Pensamento, em que o cientista fala sobre sua teoria:

As inteligências Múltiplas de Howard Gardner

Como já sabemos como esse método surgiu, agora vamos te explicar o que é cada inteligencia para que você consiga identificar qual a sua e assim poder utilizar para aprender inglês. Vamos lá?

1- Inteligência linguística

A pessoa que possui essa inteligência, tem sensibilidade para os sons, ritmos e significado das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem.

É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. Gardner indica que é a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos poetas.

2- Inteligência musical

Esta inteligência se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música.

3- Inteligência lógico-matemática

Os componentes centrais desta inteligência são descritos por Gardner como uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização.

É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los.

4- Inteligência espacial

Gardner descreve a inteligência espacial como a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa.

Super Seven: Intensivo de Férias - 6 meses em 2 semanas

É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos.

5- Inteligência cinestésica

Esta inteligência se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo.

É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.

6- Inteligência interpessoal

Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas.

Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos.

Na sua forma mais primitiva, a inteligência interpessoal se manifesta em crianças pequenas como a habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, como a habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção.

7- Inteligência intrapessoal

Esta inteligência é o correlativo interno da inteligência interpessoal, isto é, a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais.

É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva.

Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações linguísticas, musicais ou cinestésicas.

Se você ainda não sabe qual se encaixa melhor como o seu perfil, faça o teste e descubra agora mesmo!

 

Partiu colocar em prática?

Agora que você já leu sobre a teoria e identificou as suas inteligências, que tal utilizá-las para aprender um novo idioma? Confira o infográfico que explica isso:

sete_inteligencias

A Seven Idiomas tem como base de ensino identificar a inteligência que mais combina com você e assim, ensinar o idioma vivendo o inglês. Ganhe 2 semanas grátis sem compromisso e veja como funciona a metodologia de Gardner na prática!

Um ebook gratuito que vai te apresentar as 7 Inteligências!
In this article

Join the Conversation