Como me preparar para uma entrevista de emprego em inglês?

  Para quem planeja trabalhar no exterior, todas as etapas do processo seletivo, para qualquer que seja o cargo, serão em inglês ou no idioma do país almejado....

469 0
469 0
Faça 2 Semanas de Aulas Grátis na Seven Idiomas

 

Para quem planeja trabalhar no exterior, todas as etapas do processo seletivo, para qualquer que seja o cargo, serão em inglês ou no idioma do país almejado. Muitas vezes, em ambas as línguas. Então é preciso estar preparado. Mas o que muitos esquecem é que mesmo no Brasil empresas multinacionais costumam realizar entrevistas e testes em inglês. A segunda língua é fundamental, portanto, não só para quem pensa em morar fora do país, mas também para quem possui objetivos claros de crescimento na carreira.

Como se preparar para uma entrevista em inglês?

  1. Pesquise pelas perguntas e respostas mais usuais
    Apesar de cada empresa realizar um processo seletivo próprio, algumas questões são recorrentes em entrevistas e até seguem um padrão. Conhecê-las torna-se uma grande vantagem. Confira abaixo algumas das perguntas mais comuns:– Why did you apply for this job? (Por que você se candidatou a esta vaga?)
    Tell us about yourself (Fale um pouco sobre você)
    Why do you want to find a new job (Por que você está procurando um novo emprego?)
    – Why should we hire you? (Por que deveríamos contratá-lo(a))
    What are your salary expectations? (Quais são suas expectativas salariais?)
  2. Reúna informações sobre a empresa
    Pesquise sobre a história da organização, seu modelo de negócio, missão, valores… Esteja informado para a entrevista. Uma boa pesquisa, além de gerar confiança, te ajuda a identificar ainda mais mais argumentos para responder a perguntas como “quais foram suas maiores motivações para se candidatar a esta vaga?”
  3. Aprenda o vocabulário específico da sua área de atuação
    Uma comunicação eficiente depende não só da língua que se fala, mas do aspecto cultural que dá significado às palavras. Isso porque muitos termos possuem tanto sentidos literais quanto figurados, dependendo do contexto do uso, principalmente quando se trata do mundo dos negócios e seus jargões corporativos. Então procure pelos termos comuns em inglês na sua área e crie uma lista à qual tenha fácil acesso, para que possa ler frequentemente e aprender o linguajar para a entrevista e, posteriormente, no dia-a-dia do trabalho.
  4. Simule uma entrevista
    Primeiro, revise aquelas perguntas frequentes que mencionamos acima e crie respostas para elas. Depois, grave-as em áudio ou vídeo para que possa assistir/ouvir e aprimorar sua pronúncia ou reformular as respostas. Além de se sentir mais preparado(a) para as perguntas, é uma boa forma de treinar a postura perante a câmera e evitar nervosismo no momento da entrevista.
  5. Fique calmo(a)
    2 semanas de Aulas Grátis

    Lembre-se que você se preparou e tem informações valiosas para lidar com os desafios do entrevistador. Está tudo em suas mãos! Essas dicas são exatamente para que você consiga prevêr as principais particularidades da entrevista e saiba exatamente a qual ferramenta recorrer para ser bem sucedido.

  6. Não tenha pressa
    Estruture suas respostas com calma e não tenha medo de fazer pequenas pausas para organizar o pensamento. As questões não devem ser tratadas como algo do qual você deve se livrar rapidamente. Use conectivos como “well…” (bem…) ou “on that subject” (sobre esse assunto) caso precise ganhar algum tempo para organizar sua resposta.
  7. Não tenha medo de pedir para o entrevistador repetir uma pergunta
    Não entendeu o que o entrevistador perguntou? As palavras mágicas são: “Could you repeat the question, please?” (Poderia repetir a pergunta, por favor?). Acredite, vale muito mais usar esse recurso do que acabar dando uma resposta completamente desconexa. Ainda vale utilizar algumas palavras que você tenha entendido da pergunta ao pedir para repetir, assim você mostra que está inteiramente focado(a) na entrevista e que o pedido para repetir não se deve a falta de atenção ou distração.
  8. Use palavras simples
    Na dúvida, menos é menos. Evite palavras rebuscadas ou que você não tenha certeza do significado, principalmente se o seu vocabulário ainda não for muito amplo. Tudo tem seu tempo. Concentre-se em passar a ideia que deseja e ser claro(a) e coerente.Afinal, o objetivo é mostrar que você está apto(a) para a vaga e consegue se comunicar e expressar com êxito em inglês.
  9. Pergunte
    Lembre-se: uma entrevista é feita de duas partes, é uma conversa, então esteja pronto para fazer perguntas e não só respondê-las. Mostrar interesse é essencial para ser considerado um bom candidato. Aqui vão alguns exemplos do que você pode perguntar para o entrevistador:– How soon do you expect to make a decision?
    – How many other candidates will you be interviewing for this position?
    – Do you have a training and development program?

Você vai gostar de ler: Dicas de Nativos: Como conseguir um Emprego no Exterior

O importante em uma entrevista em inglês ou em qualquer outro idioma, incluindo a sua língua nativa, é estar preparado(a). Faça sua pesquisa – dica: a Adzuna é um bom começo 🙂 – e na hora da entrevista, lembre-se: você tem todas as ferramentas de que precisa para ser bem-sucedido, então use-as! Coloque toda informação que reuniu em prática e boa sorte!

 

* Texto assinado pelo nosso parceiro Adzuna

Um ebook gratuito que vai te apresentar as 7 Inteligências!
In this article

Join the Conversation