Desenvolva suas soft skills e cresça na sua carreira

Destacar-se no mercado de trabalho atualmente requer grande esforço. As exigências das empresas são cada vez maiores: diploma de uma boa universidade, conhecimento técnico de softwares específicos,...

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Destacar-se no mercado de trabalho atualmente requer grande esforço. As exigências das empresas são cada vez maiores: diploma de uma boa universidade, conhecimento técnico de softwares específicos, anos de experiência… E nesse universo de requisitos, as habilidades interpessoais – ou soft skills – acabam sendo esquecidas, mesmo que sejam parte natural de toda intereção profissional.

Porque recrutadores analisando apenas a formação e experiência de candidatos já não é uma realidade. Cada vez mais, a habilidade para trabalhar em equipe, a criatividade, a capacidade para solucionar problemas, a facilidade para se adaptar a mudanças, entre tantos outros fatores têm definido contratações e sendo motivo de crescimentos na carreira. Isso porque conhecer o perfil comportamental de um profissional é a melhor maneira de garantir que ele exerça bem o seu cargo e se encaixe na cultura da empresa.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, desenvolver suas soft skills é fundamental! Faça uma autoanálise para determinar quais são as suas habilidades inatas (aquelas aptidões que você já desenvolveu e/ou possui naturalmente) para usá-las a seu favor. Por outro lado, é igualmente importante pesquisar pelas soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho e focar em alcançá-as.

O ideal é que você não só tenha em mente quais são as suas soft skills mais fortes, mas que também saiba relatar experiências e exemplos que comprovem como empregou suas habilidades para atingir um resultado positivo.  Fazer este exercício vai te ajudar tanto em uma entrevista de emprego como em uma avaliação de desempenho com seu superior. Apesar de cada empresa priorizar certas habilidades em detrimento de outras de acordo com sua cultura, listamos as cinco soft skills mais buscadas por recrutadores. Anota aí!

  1. Trabalho em equipe

A forma como você interage com pessoas de todos os níveis hierárquicos  – sejam elas superiores, clientes, colegas… – define o que você pode oferecer de valor para a empresa como um todo, e não apenas para o seu setor ou equipe. Caso você saiba se comunicar de forma a motivar e inspirar as pessoas, melhor ainda! Porque demonstra que possui capacidade de liderança.

  1. Comunicação

Primeiro, é preciso “falar a língua” da empresa. Aprenda os jargões mais comuns do negócio e observe como as pessoas se expressam em cada situação. Independente da sua função, saber se expressar e articular bem suas ideias é essencial. Mas lembre-se que a comunicação tem dois lados e só funciona se ambas as partes souberem tanto falar quanto ouvir. Se a empresa for multinacional, saber se comunicar em outro idioma é praticamente obrigatório.

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  1. Solucionar problemas

Enxergar contratempos e falhas e buscar soluções de forma pró-ativa e autônoma é uma soft skill muito valorizada. Se você for capaz de ter um pensamento analítico ao lidar com um problema e focar em resolvê-lo de forma a não comprometer a sua produtividade ou a de seus colegas, tem uma vantagem em suas mãos. Não se vê nesse cenário? Então trate de desenvolver essa habilidade!

  1. Flexibilidade

Em uma sociedade em constante e rápida transformação, conseguir se adaptar a novos hábitos e ideias é essencial para a sobrevivência de um profissional. Contudo, é preciso não esquecer de manter o foco em seus objetivos e certa estabilidade na forma como você trabalha. Caso contrário, ou o seu trabalho vai se tornar confuso ou você vai se perder em meio as informações e nem sequer terminá-lo.

  1. Criatividade

Um olhar criativo e inovador é o diferencial que toda empresa busca nos membros de suas equipes, sejam elas multinacionais ou startups. Seja para diminuir custos ou aprimorar um produto ou serviço, essa soft skill é determinante para o seu destaque.

Conhecer suas soft skills é uma maneira eficaz de desenvolver-se em sua função, já que possibilita conhecer suas forças e fraquezas como profissional. Então a nossa dica é: invista tanto tempo na análise e aperfeiçoamento de suas habilidades interpessoais e comportamento quanto na redação do seu currículo. E para encontrar as vagas ideais para seu perfil, acesse o site da Adzuna.

* Texto assinado pelo nosso parceiro Adzuna

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