Dia do Cinema: Como os filmes brasileiros ficaram conhecidos lá fora?

Como os filmes brasileiros ficaram conhecidos lá fora?   Hoje é dia do cinema brasileiro. E você deve estar se perguntando: “O que isso tem haver com...

246 0
246 0
Faça seu teste idioma online

Como os filmes brasileiros ficaram conhecidos lá fora?

 

Hoje é dia do cinema brasileiro. E você deve estar se perguntando: “O que isso tem haver com inglês?”. Você sabia que já tivemos não só atores, mas também alguns filmes indicados para prêmios importantes como o Oscar?

 

Quando chegam lançamentos de filmes aqui para o país, junto com eles vem as traduções dos títulos, que normalmente não fazem muito sentido! Será que os filmes brasileiros que já concorreram aos prêmios tiveram alguma tradução estranha para a língua inglesa?

 

Nesse artigo, vamos falar sobre os filmes que concorreram e como o título do filme ficou conhecido lá fora.

 

Vamos lá?

 

Cidade de Deus (2004)

Com direção de Fernando Meirelles, o filme é uma adaptação do livro “Cidade de Deus”, de Paulo Lins, e acompanha o drama de Buscapé,  um jovem pobre, negro e muito sensível, morador da favela Cidade de Deus nos anos 60 que cresce em um universo de muita violência e acaba desviando do mundo do crime por conta de seu talento como fotógrafo.

 

Lá fora, o filme ficou conhecido como “City of God”, como esperado, nada fora do normal!

 

O Pagador de Promessas (1963)

O drama escrito e dirigido por Anselmo Duarte é baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes e foi um dos primeiros filmes brasileiros a ser indicado a um Oscar.

 

A obra conta a história de Zé Burro, que se vê em uma grande divergência com a igreja católica após fazer, em um terreiro de candomblé, a promessa de carregar uma imensa cruz de madeira para agradecer a cura de seu asno de estimação.

 

O filme ficou internacionalmente conhecido como “City of Word”, que traduzindo de forma literária para o português fica “Cidade da palavra”. Diferente de cidade de Deus, aqui tivemos uma tradução não muito esperada.

 

Central do Brasil (1999)

O drama, roteirizado por Marcos Bernstein e João Emanuel Carneiro e dirigido por Walter Salles, é estrelado por Fernanda Montenegro.

 

A obra conta a história de Dora, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas em uma estação de trens no Rio de Janeiro, e Josué, um garoto pobre que com oito anos de idade perde sua mãe em um atropelamento.

 

Em inglês ficou conhecido com “Central Station”, ou seja, estação central.

 

O que é isso Companheiro? (1998):

Dirigido por Bruno Barreto, e baseado no livro homônimo do escritor e político Fernando Gabeira, o enredo do filme relata a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra o regime militar instaurado no país em 1964.

 

O filme ficou mundialmente conhecido como “Four Days in September”.

 

Fonte: Promoview

Faça seu teste online
In this article

Join the Conversation