Dia dos Pais pelo mundo

Dia dos Pais pelo mundo   No próximo domingo comemoramos aqui no Brasil o Dia dos Pais, mas sabia esse dia não é comemorado na mesma data...

106 0
106 0
Faça 2 Semanas de Aulas Grátis na Seven Idiomas

Dia dos Pais pelo mundo

 

No próximo domingo comemoramos aqui no Brasil o Dia dos Pais, mas sabia esse dia não é comemorado na mesma data em diferentes países pelo mundo?

 

No Brasil

Aqui o Dia dos Pais é comemorado todo segundo domingo de agosto. O primeiro “Dia do Papai” ocorreu em 16 de agosto de 1953 (uma sexta-feira), dia de São Joaquim (pai de Maria, mãe de Jesus), e foi ideia do publicitário Sylvio Behring. A data foi amplamente aceita e se espalhou pelo país no ano seguinte. Posteriormente foi alterada para o segundo domingo de agosto, dia considerado mais propício para os encontros em família.

Outro país que celebra na mesma data é a ilha de Samoa, no Oceano Pacífico.

 

Nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, e em outras 70 nações, a homenagem aos pais acontece no terceiro domingo de junho. A primeira comemoração aconteceu dia 19 de junho de 1910, a história conta que tudo começou com uma moça chamada Sonora Louise Smart Dodd. Ela perdeu a mãe muito nova, e queria homenagear seu pai por ter criado os seis filhos sozinho. Muitos a chamam de “Mother of Father’s Day”. A data ganhou adeptos e se instalou no terceiro domingo de junho em 1966. O presidente Nixon oficializou como feriado nacional em 1972.

Outros países também comemoraram o Dia dos Pais na mesma data, como: México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, Holanda e África do Sul, além de países das Américas do Sul e Central, da África e da Ásia.

Faça seu teste online

 

Na Austrália

Na Austrália e Nova Zelândia, a data tem forte apelo comercial, como ocorre no Brasil. Mas na Oceania o Dia dos Pais é comemorado no primeiro domingo de setembro.

 

Em países de tradição católica

Portugal, Espanha, Itália e Honduras têm forte tradição católica, por isso o Dia dos Pais é celebrado no dia 19 de março, Dia de São José (marido de Maria e “pai de criação” de Jesus).

Suíça, Liechstenstein e Croácia também comemoram na mesma data.

 

No Oriente Médio

Países como Líbano, Jordânia, Síria e Territórios Palestinos comemoram o Dia dos Pais na chegada do Verão do Hemisfério Norte, dia 21 de junho.

In this article

Join the Conversation