7 Fatos sobre os Dias da Semana que Provavelmente Você Não Sabia!

Você provavelmente já aprendeu quais são os dias da semana em inglês. Mas você sabe qual a origem de cada nome? É muito curioso, então vem com...

23400 1
23400 1
Faça seu teste idioma online

Você provavelmente já aprendeu quais são os dias da semana em inglês. Mas você sabe qual a origem de cada nome? É muito curioso, então vem com a gente aprender sobre eles!

História

Os nomes dos dias da semana originam-se às divindades nórdicas (Escandinávia e Alemanha), aos deuses romanos que muitos se baseavam em planetas e astros.

Geralmente é comum escrever os dias da semana em inglês com letras maiúsculas e, por isso, os seus nomes acabam ganhando um certo destaque nas frases onde são aplicados. Mas se você quer realmente compreender a origem dos dias da semana em inglês, confira abaixo todos os detalhes sobre o significado e a origem dos nomes referentes aos dias da semana em inglês.

Conheça a origem dos dias da semana em inglês

Veja os fatos:

  1. Sunday (Domingo): significa “suns’day” (dia do deus do sol) para Sunday. Esse dia é proveniente do latim com “Dies Solis” com o mesmo significado de dia do sol, além de fazer referência a um feriado pagão romano. Dizem que a palavra “Sunday” foi usada para homenagear o sol ou o deus do sol, mas que devido a forte influência cristã, a origem do seu nome passou a ser associado ao dia do Senhor.
  2. Monday (Segunda-feira): significa “moon’s day” (dia da lua) para Monday. Este é originário do anglo-saxão Monandaeg e foi dedicado à deusa da lua. “Dias Lunae” era o nome em romano.
  3. Faça seu teste online
  4. Tuesday (Terça-feira): A origem desse nome é bem diferente. Ao invés de associar o nome “Tuesday” ao planeta marte (mars) como fizeram os romanos ao “Dies Martis”, os ingleses resolveram homenagear o deus nórdico Tyr, com “Tiwesdaeg”, ficando de Tiw’s day para Tuesday. Ambos eram deuses da guerra.
  5. Wednesday (Quarta-feira): dia para homenagear o principal deus da mitologia nórdica, o Wodan (Odin), “Wõdnesdaeg” era o dia de Wodan. Para quem gosta de super heróis, Odin é o pai de Thor. Agora se você prefere uma interpretação mais astrológica, Wednesday está associado ao planeta Mercúrio.
  6. Thursday (Quinta-feira): Se o nome da quarta-feira em inglês foi uma homenagem a Odin, o nome da quinta-feira em inglês fez referência ao seu filho Thor, o deus do trovão. Já nas culturas latinas por exemplo, o nome referente a quinta-feira em inglês remete ao planeta Júpiter.
  7. Friday (Sexta-feira): Ao que tudo indica, a sexta-feira também apresenta esse nome em homenagem a uma deusa nórdica, Frigga, deusa da fertilidade e do amor, esposa de Odin e madrasta de Thor. Os romanos nomearam com “Dies Veneris” em homenagem à Vênus, deusa da fertilidade. Já em inglês, Frigga day e abreviado para Friday.
  8. Saturday (Sábado): Por fim, chegamos ao último dos dias da semana em inglês. Nomeado pelos romanos como “Dies Saturni” (dia de saturno), em homenagem ao deus Saturno. Em inglês era Saturn’s Day, posteriormente abreviada para Saturday.

Concluindo…

Como pode notar, a origem dos dias da semana em inglês é bem diferente do que você deve ter imaginado não é mesmo. Mas nesse post você pôde visualizar a origem do nome que faz referência a cada dia da semana e a partir disso saberá de forma precisa o porquê os dias da semana em inglês são denominados desta forma.

Você já conhecia sobre a origem de cada dia da semana? Se ainda não, então deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião e experiências sobre o assunto!

Faça seu teste online
In this article

Join the Conversation

1 comment

  1.    Responder

    Oi,
    Quando os nome dos dias da semana foram criados, a América ainda nem tinha sido colonizada…
    Então, não foram os norteamericanos que consideraram a mitologia nórdica como uma referencia na hora de nomear os dias da semana em ingles.
    Isso foi feito há muuuuuuuuuuuuuuuuito tempo atrás, pelos Anglo-Saxões.
    Abs.