Trick or Treat – Mas afinal, o que é Halloween?

  Quem nunca ficou com vontade de sair pelas ruas fantasiado e pedir “Doçuras ou Travessuras”, que atire a primeira pedra. Se vestir do seu personagem...

723 0
723 0
Um ebook gratuito que vai te apresentar as 7 Inteligências!

 

Quem nunca ficou com vontade de sair pelas ruas fantasiado e pedir “Doçuras ou Travessuras”, que atire a primeira pedra. Se vestir do seu personagem preferido ou colocar roupas assustadoramente coloridas e fugir da rotina é uma prática que, se a gente reparar bem, nem faz tanto tempo que adotamos aqui no Brasil.

Mas antes de comer vários doces ou sair por aí fantasiado, você já se perguntou de onde surgiu toda essa tradição? Você sabia, por exemplo, que o dia das bruxas não começou nos Estados Unidos? Chegou a hora de saber tudo sobre o Halloween!

Origem

 

Segundo alguns historiadores, a festa que conhecemos hoje teve origem em um rito celta do século 18 chamada Samhain (Fim do Verão), que iniciava exatamente no dia 31 de Outubro, tinha duração de 3 dias e era marcada pela celebração da fartura após as colheitas. 

O Halloween tem influências de outras tantas celebrações pagãs como o, também celta, all hollow’s eve, que significa “véspera de todos os santos”. Além disso, os celtas eram politeístas, sendo devotos de diversas divindades e forças da natureza. Então, para afastar os maus espíritos, eles colocavam em suas casas imagens e símbolos meio aterrorizantes, a fim de afastar tais entidades malignas.

Nos Estados Unidos, a comemoração veio com a imigração dos irlandeses que fugiam da “Grande Fome” de 1845. Em 1870 já haviam registros de festas que ao longo dos anos se transformaram no que hoje conhecemos como Halloween. Um feriado comemorado também no Canadá, Escócia e Inglaterra. Aqui no Brasil, vemos algumas comemorações, mas a data não faz parte do calendário de feriados nacionais, estaduais ou municipais. Pois é… Mas podia, né?

Outro fato que não podemos esquecer é que o Halloween antecede o famoso ThanksGiving, ou Dia de Ação de Graças onde os americanos passam o dia com seus familiares e amigos para agradecer pela fartura e graças em suas vidas.

Atualmente, o Halloween é considerado o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. E, comercialmente falando, ele supera até o Dia dos Namorados e a Páscoa em número de venda de chocolates. Além de reunir familiares para fazer doces típicos da época.

 

Principais Características


O feriado possui algumas características específicas, como:

    Um ebook gratuito que vai te apresentar as 7 Inteligências!
  • Fantasias assustadoras: Todos o que querem participar do Halloween usam fantasias. Seja em festas promovidas, geralmente, por escolas e empresas, como nas ruas. O foco é a criatividade, diversão, integração e socialização.
  • Trick or treat (“doce ou travessura”): As crianças já fantasiadas com os trajes típicos passam de casa em casa pedindo doces, se não recebem… As travessuras começam. Todas as casas ou boa parte delas já aguardam estas visitas, separando doces para a criançada.
  • Maquiagens: Além das roupas, as maquiagens de terror também estão muito presentes nas comemorações desta data para compor as fantasias.
  • Abóboras Customizadas: Apelidada nos EUA de Jack-o’-lantern, as abóboras são a marca registrada do Halloween. A tradição envolve todo um processo artesanal, desde a compra da abóbora, limpar e decorar. Em várias cidades norte-americanas ocorrem e concursos da abóbora mais assustadora ou criativa.

      Vale lembrar que a maioria das pessoas nos Estados Unidos não faz isto com propósito espiritual ou religioso, mas sim como um evento tradicional e cultural, envolvendo toda a família.

  • Visita a atrações assombradas: Muitas destas atrações são montadas em parques de diversão ou shoppings centers e atrai muitos estrangeiros. Você já deve ter ouvido falar de algo assim aqui no Brasil em certos parques de diversão.
  • Conto de histórias assustadoras: realizado principalmente, entre amigos, familiares, ou então em livrarias. As histórias variam com o público e pode ser pronta ou inventada na hora. A leitura nesta época é bem comum
  • Brincadeiras típicas do Halloween: uma das mais realizadas consiste em encher uma bacia de água e jogar maçãs dentro. As maçãs ficam flutuando e os participantes devem pegá-las com os dentes.
  • Bailes à fantasia: Nesta época, muitas empresas e escolas organizam festas e a criatividade não tem fim. Há ainda concursos de melhor fantasia e é levado muito a sério por quem gosta de desenvolver seu próprio traje típico, concorrendo a prêmios.
  • Assistir filmes de terror: Você pode encontrar em alguns cinemas nos Estados Unidos, mas a prática é mais comum entre as pessoas mais reservadas que aproveitam para tomar bons sustos entre amigos.
  • Fogueiras nas ruas e em eventos: A fogueira é um símbolo do Halloween

 

Trip ou Treat?

 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre este evento tão popular nos Estados Unidos? Se você já participou entre os seus amigos, conte para nós o que você mais gosta dele!

Até a próxima!

In this article

Join the Conversation