TOP 5 curiosidades sobre o Horário de Verão que você não sabia!

Dias mais longos, verão chegando, ter que acordar mais cedo e poder voltar mais cedo para casa por conta dele. Sabe de quem estamos...

586 0
586 0
Faça seu teste idioma online

Dias mais longos, verão chegando, ter que acordar mais cedo e poder voltar mais cedo para casa por conta dele. Sabe de quem estamos falando? Dele mesmo, o horário de verão. É uma prática anualmente utilizada para otimizar a utilização da luz solar para economizar luz elétrica de forma efetiva.

Mas você sabia que o horário de verão não é só implementado no Brasil? Pois é! Confira grandes curiosidades que você com certeza não imaginava.

Origem

Há indícios de que o horário de verão foi idealizado pelo pai da eletricidade, Benjamin Franklin em 1784, pois percebeu que quando estudava a noite, gastava muito mais velas e então passou a acordar mais cedo para economizar. Chegou a sugerir ao governo que as praças soltassem barulho de canhão para acordar a vizinhança uma hora mais cedo, mas obviamente não teve uma boa receptividade. Por que será, né?

Em 1905, um construtor chamado William Willet fez análises sobre a otimização da luz elétrica por consequência de adiar seu horário em 1 hora e lutou por vários anos para que a Inglaterra implementasse, mas infelizmente acabou não vendo a grande ideia funcionar em seu país.

Agora que já sabemos a origem, vamos às curiosidades?

 

Curiosidades

    Faça seu teste online
  1. Em outros países, o horário de verão é conhecido como DST (Daylight Saving Time).
  2. A Alemanha foi a primeira a colocar em prática o horário de verão, em 1916. Porém, seu foco com isso era apenas poupar carvão, que era o minério muito importante para sua intervenção na 1a Guerra Mundial.
  3. O método só tem sentido ser implementado em países distantes da linha do equador, devido aos países próximos terem noites mais curtas e dias mais longos no verão
  4. Algumas pessoas acreditam que adiar 1 hora por um certo período pode afetar a saúde de alguma forma, incluindo depressão, taquicardia e tendências suicidas.
  5. A parte boa é que foi comprovado que, devido às pessoas voltarem mais cedo para casa, os acidentes de trânsito e crimes urbanos diminuem, além de aumentar o número de praticantes de exercícios físicos.
  6. Os efeitos do adiamento de 1 hora possui efeitos diferentes em cada país, levando em consideração a cultura, clima, geografia, entre outros fatores.
  7. Na Europa existe o horário de inverno que, ao contrário dos adeptos ao horário de verão, se atrasa o relógio em 1 hora.

Vamos curtir 1 horinha a mais no dia?

 

Sensacional descobrir que não é só aqui que é utilizado o horário de verão. Quem nunca achou que somente países da zona tropical fossem adeptos a esse método, não é? Mas a história está aí sempre para nos surpreender.

Qual deles você não sabia? Deixe nos comentários!

Faça seu teste online
In this article

Join the Conversation